domingo, 10 de outubro de 2010

DICAS DE FILMES PARA O FERIADÃO: COCO CHANEL








Vale a pena Assistir:

Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel).

Sinopse

Dentro de um orfanato, sempre silenciosa e escondendo o rosto por detrás dos cabelos negros, vive uma frágil e magra garota de 10 anos de idade. Gabrielle Chanel, que viria a ficar conhecida como Coco, tem aqui sua história desvendada. Um caminho que saiu do completo obscurantismo até chegar às luzes da fama em Paris, onde Coco Chanel tornou-se um dos maiores ícones da moda no século 20.

Pontos fortes

Estética: O filme é todo suave e sutil, fazendo os olhinhos e cabelos negros de Coco saltarem a tela. Existem cenas lindas como a de um baile com casais dançando, onde todas mulheres vestem roupas claras e cheias de babados, enquanto Coco flutua com um vestido longo preto liso.
Amantes: A história mostra bem como era a relação de Coco com os amantes. Até há momentos românticos, mas o que fica marcado é o modo como ela aceitava algumas situações e constrangimentos, recuperava as rédeas e aprendia a tirar proveito de seus homens.
Ousadia: Em muitas cenas é explícita a ousadia de Coco ao se vestir totalmente diferente das outras mulheres “enfrufruzadas” da época.
Colírio: O ator americano Alessandro Nivola é Boy Capel, um dos amantes de Chanel, com quem ela viveu seu maior romance.


Coco Chanel & Igor Stravinsk

Sinopse

Quando conhece Stravinsky, recém-chegado a Paris como exilado da nova União Soviética, a estilista Coco oferece sua casa de campo para abrigar o músico e sua família. É o início de uma relação intensa entre os dois artistas.

Pontos fortes

Perfume: O filme mostra em detalhes como se deu a criação do perfume Chanel nº5
Figurino: Coco já é Chanel neste filme, logo temos um desfile de looks lindíssimos da estilista. O figurino foi supervisionado por Karl Lagerfeld e é impecável.
Cenários: A casa preto e branca de Mademoiselle é de deixar a gente de olhos arregalados pra não perder nenhum detalhe da decoração.

Pontos fracos

Ritmo: O filme tem momentos extremamente cansativos, umas cenas longas poéticas que, comigo, não funcionam.



Coco Chanel

Sinopse

Drama biográfico feito para TV que conta a história de Coco Chanel, um dos mais influentes nomes da alta costura e ícone do século 20 com os perfumes que levam seu nome. Da infância pobre e humilde num orfanato na França, seus primeiros dias como uma jovem assistente de costureira, passando pelo passional e trágico romance com um britânico, e até chegar ao ápice do sucesso como pioneira da moda.

Pontos fortes

Guerra: Diferente dos outros dois filmes, este cita o período da guerra.
Chanel idosa: Chega a ser divertido ver como a Chanel depois de velha ficou ainda mais excêntrica e emburrada.
Colírio: O bonitão dessa vez é o francês Sagamore Stévenin, que interpreta Étienne Balsan, o primeiro amante de Coco.

Pontos fracos

Floreado: Étienne é completamente diferente do Étienne do outro filme. Foi “romanticado”, adocicado, nem parece um homem daquela época. São diversos os clichês na história e os momentos que vc pensa “tá bom, senta lá, claudia!”.
Acontecimentos: As maiores marcas de Chanel passam correndo e acontecem de forma simples. O exemplo mais sofrido disso, é que nessa microsérie, o perfume Chanel nº5 parece ter sido escolhido aleatoriamente.
Jovem Coco: A Coco jovem, interpretada por Barbora é boba e sem personalidade.

Um comentário:

  1. essa mulher e mavilhoooooooooooooooooooooooooosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... amo....

    ResponderExcluir